Cálculo Amostral
Cálculo amostral
De modo a atingir mais apropriadamente o princípio dos 3 RS, há a necessidade de realização de cálculo amostral para submissão de propostas de ensino/pesquisa às CEUAs.
Os cálculos devem utilizar fórmulas estatísticas justificadas e o planejamento estatístico deve embasar a solicitação do número de animais a serem utilizados no projeto. Dados prévios do responsável ou obtidos da literatura, devem ser utilizados para o cálculo formal do tamanho da amostra, com envio das referências bibliográficas que serviram para a determinação do desvio padrão à CEUA. Deve ser utilizado o número mínimo de animais para a obtenção de resultados estatisticamente válidos, de acordo com o princípio dos 3 R's.
Solicitamos que o cálculo sempre esteja APRESENTADO/DEMONSTRADO na proposta, mesmo que seja por meio de um print da página final do software usado.
Informamos que é indispensável o envio para a CEUA das referências usadas para a determinação das variáveis utilizadas no cálculo amostral, especialmente com relação ao desvio padrão. Este valor deve estar esclarecido à Comissão.
Solicitações de animais para suprir perdas amostrais devem ser justificadas com base na literatura ou na experiência prévia do grupo.
Em busca de auxiliar os interessados na submissão de propostas, sugerimos a utilização dos programas computacionais:
Site desenvolvido pela Faculdade de Ciências da USP-BAURU - Cálculo Amostral - Estatística
Site sugerido pelo Guia do CONCEA: https://statpages.info/
GPower - Universität Düsseldorf: G*Power
Sugerimos, ainda, a leitura dos textos disponibilizados abaixo:
ASSISTA AQUI A AULAS SOBRE BIOESTATÍSTICA DO PROFESSOR DA UNIFESP E DA USP Altay Lino de Souza (www.cientistica.com): https://www.youtube.com/playlist?list=PLZjaOxYREintQo6U6Mr6PKQ5dIWfEP3n7 - PARA USAR GPOWER
ASSISTA A AULA DOS PROFESSORES Raymundo Soares de Azevedo Neto, Marcos Amaku e Koichi Sameshima DA USP - DISCIPLINA "Fundamentos da Pesquisa Científica em Medicina". https://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=34980
Redes Sociais